“Stop Motion – Instrumento Didático”

No decorrer das últimas semanas, a Educadora Paula Silva e o Professor do 1º Ciclo Duarte Filipe, integrados no quadro docente do Agrupamento de Escolas de Marvão, realizaram uma oficina de formação designada por “Stop Motion – Instrumento Didático”.

O Stop Motion é uma aplicação disponível para telemóveis Android e Apple (também para PC) que permite fazer um estilo de filmes de animação construído a partir de uma sequência de fotos ou quadros. A título de exemplo, os filmes “A Fuga das Galinhas” e “A Ovelha Choné” foram realizados utilizando esta técnica de animação.

Na oficina de formação que os dois docentes frequentaram, tiveram um primeiro contacto com a aplicação, conhecendo assim as suas funcionalidades e possibilidades de utilização, realizando um pequeno filme cada um, com o objetivo de se produzir um material didático que possa ser utilizado não só nas suas aulas, mas também que fique disponível para a utilização de todos. Neste sentido, a Educadora Paula Silva realizou um filme chamado “As Cores”, que explica quais as cores que se obtém misturando cores primárias. O Professor Duarte Filipe realizou um filme que se chama “A Festa das Letrinhas”, onde se pretende dar a conhecer as letras do alfabeto, o próprio alfabeto, e onde se pode ver algumas conjugações de palavras.

Para a realização dos filmes, os Professores tiveram a preciosa contribuição de alunos da nossa Escola. Apresentamos de seguida o resultado desse trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.