con.raízes | 2023

Decorreu em Nisa o VI encontro con.raízes, nos dias 10 e 11 de maio.

O dia 10 de maio foi dedicado à formação de professores (em processo de acreditação pelo Prof’Sor, enquanto ACD), com a presença do Professor Doutor Bravo Nico – ’Sermos quem somos: a essência da Educação’– enquanto o dia 11 foi dedicado à apresentação dos trabalhos das escolas e participação em atividades culturais, na vila de Nisa.

No AE de Marvão o projeto con.raízes foi desenvolvido pelos alunos do 6.ºano, na disciplina de Português na qual elaboraram o guião da entrevista que iriam aplicar aos artesãos do concelho que os alunos decidiram entrevistar, pela sua importância e relevância. As entrevistas foram gravadas em vídeo e editadas e publicadas no youtube pela professora bibliotecária. Ainda na disciplina de Português, os alunos do 6.º ano escreveram textos poéticos reunidos numa coletânea “Estas mãos”, em suporte papel e digital. 

No Clube de Música, a partir da poesia popular marvanense, foram criadas canções com melodias tradicionais alentejanas. O projeto ainda não terminou, pois ainda se vai realizar um encontro, na biblioteca escolar, com alguns dos artesãos entrevistados para mostrarem os seus trabalhos e a sua arte.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.