A Mãe Imperfeita

O dia 8 de março de 2023 foi marcado por uma visita especial: a presença da “Mãe Imperfeita” na nossa escola, promovido pela assistente social Mariana Matos e com o apoio da equipa dos técnicos especializados e estagiária de Serviço Social.

De forma descontraída e cativante, a Cármen Garcia compartilhou com os alunos do ensino pré-escola e 1º ciclo a história do seu livro “Uma Lição Vinda do Mar” e “Uma lição de Paz”. Os alunos demonstraram curiosidade e encantamento ao mergulhar na história cheia de ensinamentos sobre a importância de cuidar do meio ambiente e dos oceanos, como as pequenas ações podem fazer a diferença na preservação do meio ambiente, sensibilizando-os para a importância da sustentabilidade e do cuidado com o nosso planeta, bem como a questão dos refugiados de guerra, temática do mais recente livro “Uma lição de Paz”, de forma muito consciente e assertiva os alunos conseguiram compreender e enquadrar o que despoleta esta problemática.

Os alunos de 2º e 3º ciclos tiveram a oportunidade de abordar a temática dos idosos, numa atividade promovida pela autora, gerando um momento de grande partilha e emoção, onde os alunos puderam refletir sobre o papel dos idosos na sociedade e a importância de respeitar e valorizar a experiência e sabedoria dos mais velhos indo ao encontro da sua mais recente obra “A última solidão”.

A visita da autora foi um momento enriquecedor para toda a comunidade escolar, promovendo a reflexão sobre temáticas fracturantes, como o meio ambiente e o os idosos. Esta experiência reforçou a importância de abordar temas sociais e ambientais de forma integrada e significativa na educação, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

Agradecemos a colaboração de todos/as que dispensaram um pouco do seu tempo letivo para que esta atividade fosse concretizada.

Mariana Matos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.