PARLAMENTO DOS JOVENS

O Agrupamento de Marvão participa pela terceira vez neste projeto que é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos alunos de 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário. No presente ano com o tema “Saúde Mental nos Jovens – Que desafios? Que respostas?”.

Começando com a divulgação deste projeto entre os alunos do Agrupamento, depressa passámos à constituição da Comissão Eleitoral Escolar: Gustavo Pereira e Mariana Costa (5º A), Mara Franco e Maria Teresa Paz (5ºB), José Januário e José Fé (6º A).

Surgiram quatro listas (A, B, C, D) com alunos de 5º, 6º e 7º anos. Os alunos envolvidos refletiram sobre o tema e avaliaram possíveis medidas a pôr em prática no futuro para solucionar o problema, melhorar a saúde mental dos jovens. Fizeram campanha eleitoral com cartazes, camisolas personalizadas e até oferta de pequenos brindes/biscoitos aos eleitores. No dia 18 de janeiro as quatro listas apresentaram as suas medidas a todos os alunos de 2º e 3º ciclos, numa sessão que teve lugar na Biblioteca Escolar. Foi também na BE que a Comissão Eleitoral Escolar encarou com determinação e entusiasmo o Dia de Eleições, a 23 de janeiro. Os resultados foram os seguintes: Lista A – 20 votos (10 deputados eleitos para a Sessão Escolar), Lista B – 11 votos (6 deputados eleitos), Lista C – 26 votos (10 deputados eleitos), Lista D – 8 votos (5 deputados eleitos).

A 30 de Janeiro decorreu a Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens com novas votações para aprovar e melhorar medidas, propor um tema para a edição do próximo ano letivo e eleger os deputados para a Sessão Distrital em Portalegre. Ficaram eleitos a Matilde Gavancha (5º A), a Laura Garção (6º A), o Guilherme Simão e o Guilherme Anselmo (7º A).

No dia 10 de março foi dinamizada na Biblioteca Escolar da EB Dr. Manuel Magro Machado uma sessão destinada a todos os alunos de 2º e 3º ciclos. Para o efeito foram convidadas quatro antigas alunas do Agrupamento de Marvão, três delas atualmente desempenham funções relacionadas com a saúde mental e a quarta participou na edição de 2012 do Parlamento dos Jovens. Daniela Caldeira (Terapeuta Ocupacional no nosso Agrupamento), Ana Carolina Caldeira (Psicóloga), Mafalda Machado (Licenciada em Sociologia) e Cátia Lopes (Licenciada em Reabilitação Psicomotora) conduziram uma interessante sessão de partilha de perspetivas e debate em torno dos temas “Saúde Mental nos Jovens” e “Participação no Parlamento dos Jovens”.

E finalmente, a 13 de março, os nossos quatro deputados representaram o Agrupamento de Marvão na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, a qual decorreu no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre. Com uma atitude serena mas convicta, defenderam dignamente as medidas oriundas de Marvão.

As docentes responsáveis pelo projeto Parlamento dos Jovens, Isabel Junceiro e Paula Morgado, agradecem o envolvimento empenhado de todos os que, de alguma forma, contribuíram para o desenvolvimento de todo este exaustivo processo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.