Exposição AMAR+AMMAIA

Inauguração da exposição Amar+Ammaia
Foi hoje inaugurada a exposição AMAR+AMMAIA no Museu da Ammaia.
Esta exposição apresenta os trabalhos sobre a Ammaia realizados pelos alunos do Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Marvão, durante todo o ano letivo 2021/2022, no âmbito do Projeto Amar+Ammaia, tendo participado 56 alunos do pré-escolar e 70 do 1ºCiclo. Neste projeto participaram todos os elementos da comunidade escolar já que os pais dos alunos também estiveram envolvidos na elaboração dos trabalhos.
A todos a Fundação Cidade de Ammaia agradece.
A inauguração ocorreu ainda no âmbito das comemorações das Jornadas Europeias de Arqueologia.
Segue o texto explicativo da exposição e do projeto europeu onde está inserido.
“ Exposição de trabalhos – Projeto Amar+Ammaia
Pré-Escolar e 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Marvão
Durante o ano letivo de 2021/2022, as turmas do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Marvão, desenvolveram o projeto “Amar+Ammaia” em parceria com a Fundação Cidade de Ammaia, a Câmara Municipal de Marvão, a Junta de Freguesia de S. Salvador de Aramenha e a colaboração das famílias dos nossos alunos.
Foi nosso propósito, desde o primeiro momento, saber mais sobre a cidade da Ammaia, falar da nossa história e das nossas “estórias”, partilhar saberes e conhecer as nossas raízes.
O trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, que se inseriu no âmbito do projeto eTwinning “ROMAN LINKS”, com parceiros na Hungria, Turquia e Roménia, ajudou-nos a saber mais sobre nós próprios, sobre o que nos rodeia e a desenvolver o nosso sentido de pertença a este fantástico território.
Queremos ser guardiões desta herança única e comprometemo-nos a transmiti-la aos vindouros com a certeza de que tudo fizemos para estudar, preservar, conhecer e amar o nosso património histórico e ambiental.
Esta pequena mostra que convosco partilhamos resulta das visitas efetuadas às ruínas da cidade da Ammaia e ao seu Museu, ao Museu Municipal de Marvão, de encontros, atividades desenvolvidas e dos estudos/pesquisas efetuados ao longo do ano letivo envolvendo mais de uma centena de crianças.
De acordo com os interesses/curiosidades dos alunos assim surgiram:
Artefactos, vestuário, conhecimento sobre os textos e os números romanos, joias, mosaicos, estatuária …
e tantas… tantas histórias que ficarão na nossa memória e não poderão aqui constar…
É pois, com imensa alegria, que convosco partilhamos uma pequena parte do nosso trabalho desejando-vos uma agradável visita e agradecendo, desde já, a vossa atenção.”
O que é o eTwinning?
O eTwinning é a comunidade de escolas da Europa.
Este projeto disponibiliza uma plataforma para que os profissionais de educação (educadores de infância, professores, diretores, bibliotecários) que trabalham em escolas de países europeus envolvidos, possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar; em suma, sentir-se, e efetivamente ser, parte da mais estimulante comunidade de aprendizagem na Europa. eTwinning é cofinanciado pelo Erasmus+, um programa europeu no domínio da Educação, Formação, Juventude e Desporto.
Projeto eTwinning “Roman Links”, Países envolvidos: Portugal, Hungria, Turquia e Roménia.
Para ver as fotografias clique no cartaz:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.