No seguimento do Plano anual de atividades da Assistente Social para o presente ano letivo, visou-se desenvolver ações de sensibilização sobre os “Sinais de alerta para a sinalização no âmbito do Serviço Social”. A necessidade de abordar esta temática emerge perante o facto de o assistente social ainda ser um elemento relativamente recente e em contexto que pode suscitar algum esclarecimento sobre o papel que desempenha.
Estas ações decorreram faseadamente de forma a serem enquadradas mediante cada público-alvo, pretendendo-se abranger toda a comunidade educativa. Realizou-se uma sessão direcionada para assistentes operacionais, docentes, administrativos e por fim junto das turmas de 3.º ciclo.
O resultado superou as expectativas, considerando que após esta sensibilização podemos constatar e colmatar dúvidas existentes que se traduziram em vários encaminhamos decorridos após as respetivas ações.
Agradecemos muito a colaboração e envolvimento de toda a comunidade educativa, prova de que todos juntos podemos fazer a diferença.
Aproveitamos também para divulgar o texto redigido pela aluna Diana Carrilho da turma do 8º A:
Ação de Sensibilização sobre sinais de alerta para a sinalização no âmbito do serviço social
A ação de sensibilização sobre sinais de alerta para a sinalização no âmbito do serviço social foi apresentada pela assistente social Mariana Matos no dia 19 de janeiro de 2023.
Apresentou no power point o que o serviço social promove: a justiça social, os direitos humanos, a responsabilidade coletiva e o respeito pela diversidade. Em segundo lugar, apresentou os princípios do serviço social, que são: Justiça Social, Direitos Humanos, Responsabilidade Coletiva e Respeito pela Diversidade. Em seguida mostrou alguns sinais de alerta que nos devem motivar para falar com a assistente social: comportamento agitado, baixa autoestima, cansaço, falta de interesse, perda de energia, comportamentos perigosos (como o uso de drogas ou o consumo de álcool), faltar a muitas aulas ou chegar várias vezes atrasado, isolamento, medo, preocupação ou ansiedade excessivas, entre outros. A assistente social ainda acrescentou algumas coisas sobre as quais, na dúvida, tem de se falar.
Se se tiver problemas ou outra pessoa os tiver, devemos falar com a assistente social. No entanto, ela não resolve os problemas das pessoas, mas ajuda-as a resolver os seus problemas o que é, por outras palavras, empowerment.
Mostrou também qual a definição de assistente social e o que cada coisa significa no símbolo desta atividade.
Para finalizar, ela agradeceu e perguntou se sentíamos necessidade de falar.
Diana Carrilho, 8.º A