No passado dia 3 de dezembro de 2023, celebrou-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Esta data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 1992, com o intuito de promover a sensibilização e a reflexão sobre as dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam, de modo a tornar a sociedade mais inclusiva e acessível.
Neste contexto, decorreu, de 4 a 7 de dezembro, a Semana da Inclusão no Agrupamento de Escolas de Marvão, com a dinamização de algumas atividades da responsabilidade da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva.
No pré-escolar e no 1.º ciclo, os alunos assistiram a pequenos vídeos de sensibilização para a existência da diferença e para as muitas dificuldades sentidas no dia a dia por pessoas com deficiência, tendo elaborado desenhos e/ou pequenas frases que remetessem para o tema tratado.
Para além disso, no dia 6 de dezembro, recebemos, na nossa escola, uma comitiva da equipa de Boccia do Agrupamento de Escolas José Régio, liderada pelo professor João Landeiro, que explicou e demonstrou aos alunos do 2.º e do 3.º ciclo como se pratica esta modalidade, cuja particularidade é ter cariz universal, pois não há limite de idade para a sua prática, tratando-se de um jogo misto que pode ser jogado por pessoas portadoras ou não de dificuldades físicas ou motoras. O Boccia é também uma modalidade Paralímpica. Após a demonstração, todos os alunos destes ciclos de ensino puderam experimentar a modalidade. Para a realização desta atividade, contámos com a imprescindível colaboração do docente de Educação Física, Rui Carrilho.
Toda a comunidade aderiu com entusiasmo às atividades propostas, pelo que saudamos todos os intervenientes e deixamos o nosso agradecimento a todos os envolvidos. Agradecemos, também, ao Professor João Landeiro e à sua equipa pela demonstração de Boccia que nos proporcionaram.